Com 53 anos de operação, a Usiminas é um importante complexo siderúrgico da América Latina. Com uma equipe capacitada, que conjuga experiência e desenvolvimento na busca por eficiência e produtividade, a Companhia oferece aços planos e serviços de qualidade com tecnologia inovadora.
A Usiminas atua com sustentabilidade e cidadania corporativa apoiando a educação e a saúde, por meio da Fundação São Francisco Xavier, e a cultura e o esporte com o Instituto Cultural Usiminas. A empresa também promove iniciativas ambientais como o Projeto Xerimbabo, com mais de dois milhões de visitantes em quase três décadas.
Com inovação, conhecimento e qualidade, a Usiminas contribui para construir um futuro mais sustentável.
média de 63,4 horas por
trabalhador.
por empregados no projeto Mãos Seguras,
que visa reduzir os acidentes na parte do
corpo mais atingida.
participaram das atividades do
Ação Educativa, focadas em
capacitação cultural e formação de
público em Ipatinga.
de água doce é o índice alcançado
nas duas plantas siderúrgicas
da Usiminas.
A integração do leque de produtos e serviços da Usiminas garante soluções únicas e competitivas a diversos segmentos de mercado, estratégicos para a economia. Conheça nossos principais produtos e suas aplicações.
Conheça nossas unidades.
A Usiminas possui duas usinas siderúrgicas, localizadas em Ipatinga, na região do Vale do Aço (MG), e em Cubatão, na região da Baixada Santista (SP). A integração das usinas permite oferecer ao mercado um portfólio diversificado de aços planos, com destaque para produtos de alto conteúdo tecnológico. Na Usina de Ipatinga, também está presente a Unigal, produtora de aços galvanizados por imersão a quente. Saiba mais em usiminas.com.
As jazidas de minério de ferro produzem pellet feed, sinter feed e granulados para uso próprio da Usiminas e para comercialização nos mercados interno e externo. Investimentos na linha de produção permitiram ganhos de escala e qualidade. Saiba mais em usiminas.com/mineracao.
Uma moderna infraestrutura de processamento do aço permite transformar os produtos da Usiminas em rolos, blanks, tubos, conjuntos soldados, perfis, estruturas e discos metálicos, entre outros. São peças customizadas para o mercado, entregues para os clientes por meio de uma logística eficiente. Saiba mais em usiminas.com/solucoes.
Fabricante de bens de capital para a indústria pesada, é reconhecida pela qualidade, rigor tecnológico e credibilidade que imprime em cada projeto. Atua nos segmentos de equipamentos industriais, montagens, vagões e fundição, pontes, estruturas e blanks. Saiba mais em usiminas.com/mecanica.
A Usiminas valoriza seus colaboradores, que são a base do trabalho desenvolvido na Companhia. Nossos empregados são os principais agentes de mudanças, sendo essenciais a sua contribuição criativa e o seu comprometimento constante pela busca da qualidade e da produtividade. Os investimentos em treinamentos e capacitação profissional comprovam o compromisso contínuo com a qualificação e desenvolvimento dos empregados.
média de 63,4 horas por
trabalhador.
em programas de
idiomas, graduação,
pós-graduação, mestrado e
bolsas de estudo.
participaram da avaliação de
desempenho e de potencial em
2015: preparação para o futuro
Investir continuamente na qualificação e desenvolvimento dos empregados. Esse é o papel do Educar – Educação Corporativa da Usiminas, processo de aprendizagem por meio do treinamento à distância. O Educar compreende todas as ações da Companhia orientadas à capacitação e desenvolvimento dos seus empregados.
O foco do programa é aliar a qualificação e crescimento dos empregados à estratégia da empresa. Por isso, o Educar oferece acompanhamento e treinamentos internos customizados à necessidade e atividade de cada empregado. Para que isso aconteça, o Educar também conta com um sistema de treinamento à distância, o e-learning, método de ensino e aprendizagem não presencial por meio da internet.
Número de empregados | |
Abaixo de 30 anos | 5.095 |
Entre 30 e 50 anos | 11.893 |
Acima de 50 anos | 1.650 |
Gênero dos empregados | |
Número de homens | 17.600 |
Número de mulheres | 1.038 |
Categoria funcional | |
Diretoria/Ger.Geral | 568 |
Gerência | 19.111 |
Superior | 77.559 |
Técnico de nível médio | 140.431 |
Operacional | 665.896 |
Administrativo | 7.444 |
Total | 911.009 |
Mais que uma diretriz, segurança é um valor para a Usiminas. A Companhia desenvolve um amplo leque de ações que visam criar uma cultura de segurança em suas unidades, preservando o bem-estar de seus empregados. Alia-se a isso programas e benefícios voltados à prevenção de doenças e tratamentos de saúde.
A Usiminas investiu de forma significativa em 2015 em treinamentos de segurança, aportando R$ 69,3 milhões na melhoria dos ambientes de trabalho. Além dos treinamentos legais, uma grande carga de cursos foi realizada – trabalho em altura, gestão de segurança, ambientes confinados, segurança na operação de equipamentos móveis (ponte rolantes e empilhadeiras), ferramentas de segurança, entre outros. A Companhia atingiu em 2015 o índice de 0,67 acidente por 1 milhão de horas trabalhadas – em 2014, o índice era de 1,13.
participou do Dia Mundial de Saúde
e Segurança: conscientização sobre as
principais causas de fatalidades.
reforçou o direito de recusa:
se não for seguro, não faça.
por empregados no projeto Mãos
Seguras, que visa reduzir os acidentes
na parte do corpo mais atingida.
A Usisaúde é a operadora de planos de saúde que atende aos empregados da Usiminas, seus familiares e as regiões onde a empresa está inserida. Para oferecer planos de saúde diferenciados, com assistência de qualidade, mantendo-se competitiva e sustentável, a Usisaúde inova em serviços, ampliação de seus diversos canais de comunicação e estratégias de crescimento. Nos últimos anos, a operadora reestruturou áreas, contratou pessoal, implantou novas tecnologias, diretrizes e processos, ampliou o acesso a serviços e conquistou novas adesões, principalmente na carteira de mercado.
pela Usisaúde, a maior operadora do Brasil
na modalidade filantropia e a quinta maior
operadora de Minas Gerais.
em Minas Gerais, São Paulo, Espírito
Santo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Mudança de hábitos, melhoria na qualidade
de vida e prevenção de doenças para
empregados, dependentes e aposentados.
Leia Mais
O fortalecimento da relação com as comunidades onde atua é foco constante da Usiminas. A empresa investe no desenvolvimento das regiões por meio de projetos próprios ou de parcerias com organizações não governamentais e governos locais. Em 2015, foram investidos R$ 7 milhões em projetos próprios e parcerias.
Além disso, a Fundação São Francisco Xavier, instituição filantrópica de direito privado, reconhecida pelo Ministério da Previdência como uma Entidade Beneficente de Assistência Social, atua como braço social da Usiminas. Atualmente, é composta por cinco unidades: o Hospital Márcio Cunha, o Colégio São Francisco Xavier, a operadora de planos Usisaúde, o Centro de Odontologia Integrada e o Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente.
Patrocinados via renúncia fiscal nas regiões da Baixada Santista (SP), Vale do
Aço e região Centro-Oeste de Minas Gerais.
das atividades do Ação Educativa, focadas em
capacitação cultural e formação de público
em Ipatinga.
é mantido pela Usiminas há mais de 10 anos e oferece
assistência na inserção ao mercado de trabalho a
moradores da comunidade Pedreira do
Mantiqueira, que cresceu nas vizinhanças do
Polo Industrial da Baixada Santista.
em suas duas unidades. Referência para mais
de 800 mil pessoas nos 35 municípios em sua
região de influência no Leste de Minas Gerais,
o hospital se destaca pelos atendimentos
dentro do sistema SUS.
Leia Mais
A Usiminas tem o compromisso de melhorar continuamente seu desempenho ambiental, principalmente por meio do uso racional dos recursos naturais e da gestão de seus impactos. A Companhia investe na busca de soluções sustentáveis para harmonizar a produção industrial com a conservação do meio ambiente, combinadas com ações voltadas para a equidade social.
A Companhia foi a primeira do setor siderúrgico brasileiro – e a segunda do mundo – a obter a certificação ISO 14001. Os produtos comercializados cumpriram as rigorosas exigências das diretivas europeias RoHS e ELV, “selos verdes” referências mundiais.
Foi o investimento da Usiminas em projetos de engenharia, manutenção e
melhoria de processos, educação e gestão de recursos voltados para prevenir e
minimizar os impactos ambientais da empresa.
de água doce é o índice alcançado
nas duas plantas siderúrgicas da
Usiminas.
de várias espécies foram cultivadas
em Ipatinga em 2015 dentro do programa
Áreas Verdes.
Leia Mais
provenientes de reciclagem no
processo produtivo.
Inovação está no DNA da Usiminas, que desde sua fundação tem no valor tecnológico de seus produtos um diferencial de mercado. A Usiminas dispõe de um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, em Ipatinga (MG), voltado para a geração, domínio, aplicação e disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos que proporcionam vantagens competitivas para a Companhia.
Esses conhecimentos são aplicados, sobretudo, em desenvolvimento de novos produtos; caracterização e engenharia de aplicação de aços; melhoria de processos industriais; caracterização e avaliação de matérias-primas, insumos, coprodutos e materiais diversos relacionados aos processos de produção do aço; preservação do meio ambiente; identificação e avaliação de novas tecnologias e novos negócios.
Conheça alguns dos produtos desenvolvidos pela Usiminas em 2015, sempre buscando atender às principais demandas de seus clientes.
Leia Mais
Buscar conhecimento e inovação como suporte para as atividades da Companhia é um dos pilares da Usiminas. Neste sentido, em 2015 a Usiminas abriu duas novas turmas de Mestrado em Metalurgia Física e Extrativa para seus engenheiros, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com carga horária de 288 horas cada turma, o programa contempla 43 empregados da Usina de Ipatinga, escolhidos com base em critérios como necessidade do conhecimento em função da atividade realizada e tempo de empresa.
Durante o curso, os empregados deverão desenvolver projetos que busquem soluções efetivas para questões enfrentadas pela empresa.
Com o objetivo de gerar oportunidades de formação profissional na região do Vale do Aço, facilitando a inserção de jovens no mercado de trabalho, a Usiminas e o Senai possuem uma parceria que gerou um dos maiores centros profissionalizantes do País em Ipatinga (MG).
Em 2015, foram cerca de 2 mil alunos por dia nas instalações do centro de treinamento, recebendo educação teórica e prática em áreas como soldagem, manutenção mecânica e elétrica, usinagem, calderaria, dentre outros.
A construção de novos laboratórios e ampliação das instalações realizadas pelo Senai contribuem para o aumento da empregabilidade de jovens da região bem como para a formação de mão de obra de base para a própria Usiminas, uma vez que parte das aulas práticas é feita dentro da empresa.
Com a evolução da tecnologia, é cada vez mais comum que o celular seja um foco de distração no local de trabalho. Em um ambiente industrial, esse é um risco que não podemos correr. Por isso, a Usiminas implantou novas regras para o uso de celular em suas unidades, restringindo as situações nas quais o aparelho pode ser utilizado: apenas em locais seguros e com o empregado parado.
O Projeto Superar, do Usisaúde, aborda os cuidados necessários para prevenir lesões relacionadas ao sistema osteomuscular (coluna e ossos das articulações), causadas pela prática de esportes e acidentes de trânsito. Podem participar beneficiários do Usisaúde da Mineração Usiminas e das usinas de Ipatinga e de Cubatão.
Estudo com um grupo de 55 empregados da Usina de Ipatinga mostrou os resultados do programa em 2015. A análise dos afastamentos por problemas na coluna e nas articulações 12 meses antes de aderir o projeto apontou 1.192 dias perdidos devido a essas lesões. A análise dos mesmos dados 12 meses após a adesão ao programa indicou que este número caiu para 107 dias, queda de 91%.
A exposição “Bracher – Pintura e Permanência”, patrocinada pela Usiminas, reuniu mais de 500 mil visitantes em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, encerrando sua temporada no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga (MG). A mostra interativa, com espaço multimídia e cenografia, foi uma retrospectiva da extensa carreira do reconhecido pintor mineiro Carlos Bracher. Além de pinturas, foram expostos desenhos, livros, catálogos, fotos, objetos pessoais e poemas de sua autoria. Os visitantes puderam, ainda, participar e acompanhar o processo explosivo de criação do artista, por meio de pinturas ao vivo.
Serviço inédito no Leste de Minas Gerais, a Oncologia Pediátrica do Hospital Marcio Cunha tem se tornado referência de atendimento para crianças e adolescentes com câncer de 85 municípios que compõem a macrorregião Leste, com população aproximada de 1,47 milhão de habitantes. O serviço minimiza os transtornos ocasionados pelos longos deslocamentos demandados às famílias de crianças e adolescentes até 19 anos, que precisavam buscar auxílio em outras cidades como Belo Horizonte e São Paulo. Com base nos dados apontados pela demanda regional, estima-se a realização de 116 atendimentos/mês, com previsão de uma média superior a 100 novos casos por ano.
A Unidade de Oncologia do HMC possui dois novos equipamentos de radioterapia, os aceleradores lineares. Importados dos Estados Unidos, os equipamentos fazem parte do pacote de investimentos da Fundação para ampliação e modernização da unidade. Os aceleradores lineares permitem a realização de radioterapias, extremamente úteis e efetivas para diversos tipos de tumores.
Ao longo de 2015, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Usiminas realizou diversos estudos que contribuíram significativamente para melhorar o desempenho ambiental da empresa, sendo os principais deles destacados a seguir:
Pioneiro na área de educação ambiental no país, o Projeto Xerimbabo Usiminas, de educação ambiental, chegou em 2015 à sua 31ª edição no Vale do Aço mineiro e à 6ª edição em Itatiaiuçu, região metropolitana de Belo Horizonte, onde está localizada a Mineração Usiminas. Com o tema “Bios – O que foi? O que é? O que será?”, o projeto fez um convite ao olhar para as realidades em busca de soluções sustentáveis nas interações com o meio ambiente.
O projeto, composto por seminários para os educadores, concurso nas escolas e exposição cultural, recebeu em 2015 um público total de 61.317 pessoas, entre professores, alunos e comunidade. Em 2015, o Projeto Xerimbabo recebeu uma exposição cultural com o tema “A vida é mais”, apresentada pelo Governo de Minas e pela Usiminas, patrocinadora por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Ao longo de sua trajetória, o Projeto Xerimbabo já recebeu um público superior a 2,4 milhões de participantes, consolidando-se como uma proposta de educação ambiental ampla.
A oportunidade de desenvolver um produto inexistente no mercado, a partir da demanda de uma empresa do setor automotivo nacional, foi o ponto de partida para a criação do aço FB580-EG. Para possibilitar ao cliente a redução do percentual de recusa e retrabalho na fabricação de uma peça crítica, a Usiminas desenvolveu o aço de alta resistência mecânica, excepcional capacidade de absorver intensas deformações localizadas e elevada resistência à corrosão.
O desenvolvimento do produto ocorreu em tempo recorde e foi conduzido inicialmente no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, onde foram investigadas e testadas diversas opções para se obter as características almejadas, com possibilidade de fabricação em escala industrial. Em seguida, foram feitos experimentos na planta de Ipatinga, com ênfase nos ajustes de processo para que produto final apresentasse condições ótimas, levando-se em conta a qualidade e o custo de produção.
Imperfeições extremamente suaves nos aços laminados a frio aplicados em painéis de automóveis, mesmo que somente perceptíveis com a inspeção cuidadosa, podem ser reveladas após a pintura, comprometendo a aparência do painel. Esses defeitos levam ao descarte do material, o que implica em queda de rendimento e aumento de custos. Por isso, o processamento desses aços requer um rigoroso controle em todas as etapas de fabricação.
O processo de laminação a quente pode originar um defeito conhecido como “broto de bambu”, que ocorre em chapas laminadas a frio e revestidas. O nível dessa ocorrência no primeiro semestre de 2015 era elevado e, para solucionar o problema, foi realizado um estudo de P&D em que o mecanismo de formação desse defeito foi investigado detalhadamente.
Foram usadas diversas técnicas sofisticadas, como a análise estatística avançada de dados de processo e, por meio da análise dos resultados, foi possível propor um mecanismo de formação do defeito. Com isso, diversos controles já estabelecidos na laminação a quente foram reforçados e houve subsídio para a tomada de ações adicionais no processo industrial. Com isso, o índice de ocorrência do defeito “broto de bambu” foi praticamente zerado.
O programa Atitude Rima com Saúde foi lançado em 2010 pela Usisaúde, em parceria com a Usiminas, e conta atualmente com 13 projetos diferentes, voltados para adultos, gestantes, idosos, adolescentes e crianças. O mais novo deles, o projeto Superar, incluído em 2014, tem como foco a avaliação e acompanhamento de problemas e lesões relacionados ao Sistema Osteomuscular (ossos, músculos e articulações), causados pela prática de esportes, acidentes de trânsito ou movimentos repetitivos inadequados com o corpo. Inicialmente implantado em Ipatinga (MG) e Cubatão (SP), o Superar já conta com 1.145 empregados encaminhados para o projeto.
O resultado da atuação do Atitude Rima com Saúde se reflete em ganhos para todos. Afinal, empregado saudável e bem disposto é sinônimo de maior produtividade e menor chance de incidência de doenças e absenteísmo. Para a Usisaúde, beneficiários saudáveis significam, indiretamente, a redução dos custos assistenciais em saúde, contribuindo para equilibrar a relação custo e receita e garantir a sustentabilidade do negócio.
Projetos oferecidos:O Hospital Márcio Cunha (HMC) é um hospital geral, credenciado para atendimentos de alta complexidade e prestação de serviços nas áreas de ambulatório, pronto-socorro, internação e serviços de diagnóstico. Com 530 leitos em duas unidades, além de uma terceira unidade exclusiva para o tratamento de pacientes oncológicos e uma unidade de Medicina Diagnóstica, é referência para cerca de 800 mil habitantes em mais de 35 municípios do leste de Minas Gerais.
A Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, referência regional no combate ao câncer, atualmente realiza mais de 74 mil procedimentos por ano, entre quimioterapias, radioterapias, atendimentos em medicina nuclear e consultas.
Primeiro do país a ser acreditado com Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em 2003, o Hospital Márcio Cunha alcançou em 2014 outra importante conquista, dessa vez internacional. O HMC foi recomendado pela Det Norske Veritas (DNV) para receber a certificação DNV International Accreditation Standard (DIAS), a norma de acreditação hospitalar baseada na National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO), que é formalmente reconhecida pelo Departamento de Saúde dos Estados Unidos.
Todo esse reconhecimento representa um diferencial importante na prestação de serviços de saúde para pacientes da Usisaúde, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios.
Desde a sua fundação, a Usiminas desenvolve em Ipatinga (MG) ações de implantação, recomposição e preservação das áreas verdes da empresa, com o cultivo e o fornecimento de mudas, além da manutenção preventiva de incêndio por meio da técnica de aceiro. Em 2015, foram executados 136.194 m² de aceiro e cultivadas 22.399 mudas de várias espécies, sendo 12.473 mudas de espécies arbóreas, 5.531 frutíferas e 4.395 mudas ornamentais. Também foram processados 5.386 kg de humos.
Outros destaques
ENERGIA: O setor de aço é intensivo em energia, portanto, busca continuamente alternativas tecnológicas e operacionais para aumento da sua eficiência energética. Em 2015, trabalho realizado na Usina de Ipatinga conseguiu reduzir em 10,9% o consumo de energia térmica na linha de Chapas Grossas e 6,9% na linha de Laminação a Quente.
QUALIDADE DO AR: Em Ipatinga, o monitoramento do ar é contínuo e automatizado com dados online. São quatro estações de monitoramento que contam com instrumentos de alta tecnologia para monitorar a concentração dos poluentes atmosféricos e também variáveis meteorológicas locais, totalizando 19 parâmetros, instaladas no entorno da Usina e operadas pela Usiminas. Órgãos públicos recebem automaticamente o resultado.
EFLUENTES: O descarte de efluentes de todas as unidades de negócio da Usiminas foi de 130,6 milhões de m³ em 2015. Todos os efluentes das empresas do grupo passam por tratamento antes de serem devolvidos ao meio ambiente, em um processo que inclui etapas de decantação, floculação e filtragem. Dessa forma, a Usiminas atende aos padrões legais para descarte.
Aço em fase final de desenvolvimento industrial pelo método de resfriamento acelerado e com características de resistência ao ambiente ácido (sour service) e elevada tenacidade, o API X70 é utilizado para a fabricação de dutos de grande diâmetro de transporte de óleo e gás. Este aço é adequado para aplicação offshore em ambientes de águas profundas, que requerem propriedades especiais;
Aço da classe de 70 kgf/mm2 de limite de resistência, especialmente desenvolvidos com projeto de liga de baixo carbono equivalente, uso de laminação controlada e têmpera direta, seguido de revenimento. Destinado à fabricação de máquinas e equipamentos industriais, implementos rodoviários e máquinas agrícolas. Em função do baixo teor de carbono equivalente, esses aços apresentam excelente soldabilidade;
Aço de altíssima resistência mecânica de limite de escoamento mínimo de 890MPa, que possibilita uma redução significante de peso dos equipamentos e um desempenho excelente de tenacidade a baixas temperaturas. Destinado à fabricação de máquinas e equipamentos industriais, implementos rodoviários e máquinas agrícolas;
Aço de ultra-alta resistência mecânica de limite de escoamento mínimo de 800MPa, destinado ao mercado automotivo. Sua alta resistência é conseguida pela adição de microligantes, principalmente o Nb, e pela presença de constituintes de elevada dureza obtidos pela transformação da austenita em resfriamento rápido. Destina-se principalmente àquelas regiões do veículo nas quais se deseja elevada rigidez;
Pertencente à família dos aços avançados de última geração, o aço CP1000 apresenta resistência mecânica e aplicação similar ao HSLA800, diferindo na forma como a resistência é obtida, que se dá pela transformação da austenita em resfriamento rápido, gerando uma microestrutura constituída ferrita acicular, bainita e martensita;