27/12/2023 14:12

Arte e educação para a população de Itatiaiuçu

A Mineração Usiminas reforça cada vez mais a sua atuação em prol do desenvolvimento das comunidades das quais faz parte.

Para fechar o ano de 2023 com chave de ouro, neste mês de dezembro, dois projetos patrocinados pela empresa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em Itatiaiuçu (MG), tiveram entregas muito importantes.

Orquestra Jovens Gerais

Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e fortalecer o espaço da instituição de ensino como fomentador da cultura no território, o Projeto Orquestra Jovem Gerais ofereceu aulas de musicalização, teoria musical, ritmo, figuras musicais, coordenação motora e introdução à flauta e beneficiou cerca de 50 crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, estudantes da Escola Estadual Manoel Dias Corrêa, em Itatiaiuçu.

Para celebrar 25 anos de trajetória desse projeto tão importante, 20 alunos participaram da apresentação de um concerto no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Comunidade Parceira

Outro destaque foi a conclusão do Projeto Comunidade Parceira. A iniciativa busca fortalecer o diálogo e o protagonismo da comunidade do Curtume e, para isso, foram realizadas uma série de ações gratuitas para a população, como espetáculos e oficinas de fotografia e artesanato.

A ação foi concluída com a formatura de nove artesãs participantes da oficina de Tingimento Natural em Tecido. Com esta técnica milenar, elas puderam aprender a utilizar corantes menos poluentes e mais sustentáveis, provenientes de insumos naturais como flores, folhas, sementes e frutos.

Essas iniciativas reforçam cada vez mais o compromisso social da Mineração Usiminas com as comunidades.

Confira como foram os encerramentos.

Veja outras notícias Usiminas