29/11/2023 20:11

Escola Parceira: estudantes de Itatiaiuçu são premiados em concurso

A Mineração Usiminas tem o compromisso de apoiar iniciativas que incentivem a educação, a cultura e a capacitação das comunidades das quais fazemos parte.

Dentre os vários projetos apoiados, um destaque recente é para a premiação no concurso de desenho e texto “Palavra Ilustrada” do Programa Escola Parceira, que ocorreu na cidade de Itatiaiuçu (MG) no mês de novembro.

Programa Escola Parceira

Com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, neste segundo semestre o Instituto Usiminas criou a versão piloto do Programa Escola Parceira.

O programa nasceu para levar uma programação cultural e educativa a estudantes das escolas públicas das cidades de Itatiaiuçu, Ipatinga e Cubatão.

Toda a programação proposta para dentro das escolas foi construída pelo Instituto Usiminas em alinhamento com as demandas pedagógicas e necessidades de cada instituição, a fim de trabalhar individualmente as particularidades de cada território.

Além disso, a seleção das escolas contempladas se deu por meio do diálogo com a administração municipal das cidades, que levou em consideração a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Ação em Itatiaiuçu

A Ação Educativa do Instituto Usiminas passou três meses na Escola Municipal João Marques Machado, em Itatiaiuçu, com uma série de atividades alinhadas às demandas pedagógicas da instituição.

Ao todo participaram mais de 500 alunos entre 4 e 84 anos, beneficiados com oficinas, espetáculos didáticos e com o concurso de produção de texto e imagens.

A premiação

No início de novembro, o Programa Escola parceira encerrou a passagem pela Escola Municipal João Marques Machado. A cerimônia de encerramento reuniu cerca de 350 pessoas para a premiação do concurso de desenho e texto “Palavra Ilustrada”.

O concurso teve como tema “Somos diferentes e é isso que colore o mundo” e contou com a participação dos alunos da educação infantil, ensino fundamental, e EJA.

Os cinco melhores trabalhos foram presenteados com notebooks entregues pelo diretor-presidente da Mineração Usiminas, Carlos Rezzonico. Ao final do evento, os estudantes assistiram ao espetáculo didático “Estórias Cantantes”.

Para Mariza de Queiroz Moreira Parreiras, diretora da escola, o sentimento final é de gratidão. “No decorrer deste ano tivemos várias apresentações teatrais. Foi uma oportunidade incrível e que muitas das nossas crianças, normalmente, não têm. Além do que, os computadores facilitarão a vida dos estudantes.”

Essa é uma ação pautada pela conexão entre arte e educação. Veja como essa conexão foi marcada por muita alegria e diversão.

Veja outras notícias Usiminas