14/04/2020 16:04

14/04/2020 – Usiminas anuncia doações e promove higienização para auxiliar o combate ao Coronavírus em Cubatão

Em mais uma ação para contribuir com o enfrentamento aos impactos da pandemia da Covid-19, a Usiminas está somando esforços e auxiliando quem mais precisa de apoio neste momento. A empresa doará cerca de 10 toneladas de alimentos e itens de higiene pessoal e duas mil máscaras de TNT a comunidades em situação de vulnerabilidade social de Cubatão, além de reforçar as ações de limpeza e higienização de vias e pontos de grande movimentação do município.

As cestas básicas, que serão entregues nessa quinta-feira (16) à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura local, possuem, além dos alimentos, dois sabonetes em barra e papel toalha. A iniciativa vai beneficiar cerca de 500 famílias cadastradas pelo Poder Público.

Já as máscaras estão sendo produzidas por 30 artesãs da cidade, vinculadas à Associação Cultural de Zabelê, que reúne moradoras da Vila dos Pescadores e outras áreas carentes de Cubatão. Fomentando a economia criativa neste momento de pandemia, a Usiminas encomendou à entidade milhares de materiais, que serão distribuídos em kits para os colaboradores da Usina de Cubatão e nas regiões carentes do município, garantindo renda extra a essas famílias.

“O grupo estava parado, pois, por conta da crise, as encomendas das costureiras foram suspensas. Esse pedido da Usiminas chegou em um momento muito oportuno. Triplicamos o número de famílias envolvidas para conseguir entregar tudo a tempo. Elas ficariam sem renda neste período, mas essa solicitação mudou a realidade”, detalha Juliana Claubunde, coordenadora da entidade.

Limpeza

Desde o início dessa semana, a empresa passou, também, a fornecer um caminhão-pipa com uma solução de água e hipoclorito de sódio (cloro), que atuará às segundas e quintas-feiras, nas áreas externas do Hospital Municipal, administrado pela Fundação São Francisco Xavier, e do Pronto-Socorro Central da cidade.

A limpeza das vias já vinha sendo realizada nas áreas internas da Usina de Cubatão há algumas semanas, em complemento às outras medidas preventivas adotadas pela empresa para seus colaboradores. Agora, o mesmo material utilizado internamente passa a ser aplicado em áreas públicas.

“Esse conjunto de iniciativas reforça o papel social da Usiminas junto às comunidades onde está presente, firmando nosso compromisso de contribuir com o desenvolvimento sustentável e conjunto das cidades e das pessoas”, ressalta o diretor da Usina de Cubatão, Heltom Muzzi Martins. “Em um momento delicado, sem precedentes, precisamos nos unir para cuidar das pessoas. A distribuição de alimentos, máscaras e a higienização de locais fundamentais no combate ao Coronavírus, como o Hospital e o Pronto Socorro, são formas que encontramos para dar nossa parcela de contribuição a todos os esforços feitos pelo Poder Público e a Sociedade Civil para superarmos essa fase”, afirma o diretor.

Sobre a Usiminas 

A Usiminas é líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina. A companhia conta com unidades industriais e logísticas localizadas em seis estados do país e está presente em toda a cadeia siderúrgica – da extração do minério, passando pela produção de aço até sua transformação em produtos e bens de capital customizados para o mercado. Possui, hoje, o maior e mais inovador Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em siderurgia da América Latina. O avanço registrado pela siderúrgica nos últimos anos garante inovação, tecnologia e qualidade em todas as linhas de produção, e permite à empresa oferecer ao mercado um portfólio diversificado, com destaque para produtos e serviços de alto valor agregado. Por sua gestão ambiental, a Usiminas foi a segunda siderúrgica do mundo certificada com a ISO14001, gerando maior produtividade com menor consumo. A companhia contribui ainda para o desenvolvimento das comunidades onde atua, por meio do Instituto Usiminas e da Fundação São Francisco Xavier, oferecendo projetos nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte e desenvolvimento social. As ações da Usiminas são negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque (ADR nível I) e Madri.

Diretoria Corporativa de Comunicação e Relações Institucionais
Ana Gabriela Dias Cardoso

Relações com a Mídia Usiminas – LVBA Comunicação
Marcone Andrade – 31.3499-8191/ 98439.8966
Ana Paula Doné – 31.3499-8918 / 98472-9197
Douglas Luan – 13.3362-2793 / 99118-0384

Veja outras notícias Usiminas